Anastácio-MS - Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017.

Outubro Rosa: ESFs realizam programação especial para as mulheres

Saúde | 17/10/2017

Outubro Rosa é um movimento internacional que acontece durante todo o mês de outubro. Seu objetivo principal é expor necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Apesar da doença estar presente o ano inteiro, o mês de outubro foi escolhido para representar a causa ao redor do mundo. Durante todo o período, é comum ver espaços e monumentos decorados e/ou iluminados com a cor.

Esse movimento do Outubro Rosa iniciou na década de 1990, nos Estados Unidos, onde os estados faziam ações isoladas referentes ao assunto. Já no Brasil, um dos primeiros registros de envolvimento com a causa foi em 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com a cor rosa. Aos poucos outras cidades foram aderindo ao movimento.

Ação realizada no dia 4 de outubro nas ESFs Alfredo Garcia e Benta Vieira.

Em Anastácio a Secretaria Municipal de Saúde está realizando uma programação especial para as mulheres do município. No dia 4 de outubro foi a vez das ESFs Alfredo Garcia e Benta Vieira prepararem uma ação para as mulheres, porém todas as ESFs (Estratégias de Saúde da Família) estão intensificando a coleta de preventivos, o exame de mama e palestras com médicos e profissionais de saúde abordando o tema do câncer de mama.

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo. No Brasil, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, especialmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Por isso, o autoexame das mamas e a mamografia são essenciais.

Confira a programação:

17/10 às 15h – ESF Arapongas;

20/10 às 8h – ESF Maria Francisca de Lima;

26/10 às 8h – ESF Umbelina;

27/10 às 8h – ESF Altos da Cidade.

Outubro Rosa: ESFs realizam programação especial para as mulheres