Anastácio-MS - Domingo, 20 de Agosto de 2017.

SAÚDE: Participantes de programa de reeducação alimentar emagrecem mais de 200kg juntos

Saúde | 02/08/2017

Desenvolvido este ano pelo NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da família, o programa ‘REEDUCAÇÃO: ANASTÁCIO, NA MEDIDA CERTA’, que é coordenado pela nutricionista Adriana Andrade, tem como objetivo oferecer o emagrecimento saudável associado a prática esportiva. Os participantes realizam atividades físicas duas vezes por semana sob a supervisão do professor Mauro César Gamarra e, quinzenalmente, passam por avaliação com a nutricionista.

O NASF é formado por uma equipe multiprofissional que visa auxiliar e supervisionar os atendimentos dos ESF. É um serviço especializado que supre a demanda dessas unidades de saúde, favorecendo um atendimento diferenciado a população. O trabalho do NASF é desenvolver atividades em grupos, individuais e/ou visitas domiciliares que visam suprir as demandas oriundas das ESFs – Estratégias de Saúde da Família.

Coordenado pelo Psicólogo Éverton Villazante Constantino, o NASF de Anastácio tem uma equipe formada pela fisioterapeuta Ana Flávia Leite Albuquerque Benevides, a nutricionista Adriana Alves de Almeida Andrade, o professor de educação física Mauro César Gamarra Queiroz e a assistente social Cristina Miranda.

O programa ‘REEDUCAÇÃO: ANASTÁCIO, NA MEDIDA CERTA’ teve início no dia 25/03/2017, dia em que foram realizadas as avaliações antropométricas, sendo que 80% dos participantes foram classificados com obesidade Grau 2. A pesagem total do grupo, foi de 872,6KG e após 04 meses de programa o peso geral caiu para 662,7kg, uma eliminação de 209 kg.

“É importante oferecermos programas que estimulem novos hábitos alimentares e de vida, precisamos trabalhar a prevenção de doenças, como obesidade, diabetes, obesidade entre outras causadas pelo excesso de peso. E a equipe da Saúde está empenhada em atingir resultados positivos com os usuários do SUS”, disse a secretária de saúde, Aline Cauneto.

Atualmente existem dois polos do programa de REEDUCAÇÃO, um acontece no CEM – Centro de Especialidades Médicas e outro na ESF Arapongas. Hoje (02) outro grupo começou as atividades na ESF Alfredo Garcia e a previsão é que ainda este mês a ESF Benta Vieira também tenha seu grupo. Aos interessados em participar, procure a ESF mais próxima.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura