Anastácio-MS - Terça-feira, 17 de Outubro de 2017.

Prefeitura realiza Audiência Pública sobre unidades de conservação

Prefeitura | 24/02/2017

Foi realizado na última quarta-feira (22), no Plenário da Câmara Municipal de Anastácio, a Audiência Pública para consulta sobre a criação do Parque Natural Municipal de Anastácio e outras áreas de conservação.

Com grande participação da população, a Audiência Pública sobre unidades de conservação superou as expectativas e teve o objetivo de elencar possíveis unidades de conservação em Anastácio, sendo este o primeiro passo para uma participação ativa na conservação e proteção do meio ambiente para esta e futuras gerações.

“As unidades de conservação são essenciais para que a nossa flora e fauna sejam preservadas, precisamos pensar nas gerações futuras. Nossa cidade foi abençoada, existem várias áreas que estão sendo estudadas, o nosso meio ambiente precisa de cuidados e queremos promover o desenvolvimento sustentável de Anastácio”, pronunciou o Prefeito Nildo Alves após declarar aberta a Audiência.

Professor Silas Cabral, Chefe de Gabinete e organizador da Audiência Pública, falou sobre os benefícios que essas áreas de conservação trarão para Anastácio. “O produtor rural não será prejudicado de forma alguma. Existem vários segmentos de áreas protegidas que são do município e serão transformadas em espaços de convívio comum para a população, abrigando uma flora e fauna riquíssima em biodiversidade, além do município arrecadar com o ICMS Ecológico”, disse.

As áreas em estudo são: Parque Natural Municipal (Águas do Miranda), Mata Ciliar do Rio Aquidauana (Área do Patrimônio da União - cuidada pela Colônia de Pescadores Z-18), Aterro Sanitário, Nascente do Córrego Pedra Preta e Nascente do Córrego Combate. E após apresentação dos estudos e projetos e a participação efetiva da plateia popular, que se constituiu de vários segmentos da sociedade, foi aprovado por unanimidade a criação do Parque Natural Municipal (Águas do Miranda), da Mata Ciliar do Rio Aquidauana (Área do Patrimônio da União - cuidada pela Colônia de Pescadores Z-18), e a ativação do Aterro Sanitário e funcionamento da Unidade de Processamento de Lixo (UPL). Com a criação dessas unidades, o município de Anastácio se beneficiará com o ICMS Ecológico, recurso este que será utilizado plenamente no plano de manejo destas áreas de conservação.

Estiveram presentes na solenidade e também compuseram a mesa de autoridades: o Prefeito Nildo Alves de Albres, a Primeira-Dama Cássia Albres, o vereador Aldo José dos Santos, que representou o presidente da Câmara de Vereadores Sebastião Felipe (Saru), Silas Cabral (Chefe de Gabinete), Geany Roese (Secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano), Capitão Cleiton Douglas da Silva (Comandante do 2º Pelotão da Polícia Militar Ambiental de Aquidauana), Capitão Silvio Romero Benites (Subcomandante do Corpo de Bombeiros de Aquidauana e Anastácio), Prof. Dr. Auri Claudionei Frübel (Diretor do CPAQ/UFMS), Rodinei Custódio (Presidente do SIMTED/Anastácio) e Carlos Milan (Presidente da Colônia de Pescadores Z-18/Anastácio).

VEJA MAIS FOTOS.

Prefeitura realiza Audiência Pública sobre unidades de conservação