Anastácio-MS - Terça-feira, 17 de Outubro de 2017.

Prefeito inaugura o maior posto de saúde de Anastácio

Saúde | 22/12/2016

Ontem, 21, os pacientes de Anastácio ganharam mais uma unidade de saúde. Em reta final de mandato, o prefeito Douglas Figueiredo inaugurou a ESF Umbelina II, a maior unidade de saúde do Município.

A nova ESF é ampla, possui ao todo 267 metros quadrados de área construída para acomodar os pacientes e a equipe médica na Vila Umbelina, onde serão atendidos pacientes dos bairros ao entorno e da Aldeia Aldeinha. Foram investidos cerca de R$ 403 mil reais nessa obra, recursos provenientes do Governo Federal e contrapartida da Prefeitura.

Conforme explicou o secretário municipal de Saúde, Gaúdio Trindade, essa nova ESF vem suprir a falta de espaço e acomodação das equipes médicas e pacientes na região de cobertura da antiga ESF Umbelina 1, na qual uma vez por semana recebe a equipe da médica da SESAI – Secretaria Especial de Saúde Indígena, haja vista, que a área de cobertura da ESF Umbelina I e a II inclui o atendimento aos índios da Aldeia Aldeinha.

Nessa ESF Umbelina 2 há 4 consultórios (3 médicos e 1 odontológico), sanitários comuns e para portadores de necessidades especiais, almoxarifado, depósito, sala de reuniões, recepção, administração, copa, salas de: esterilização, procedimentos e coleta, inalação, estocagem de medicamentos, vacinas e curativo.

“Hoje é um dia gratificante para mim. Após rompermos dificuldades financeiras, troca de presidentes, ministros da saúde, recursos que não eram liberados, obra que foi paralisada, chuvas constantes que atrasavam a construção e, assim, por diante. A conversa era de que não entregaríamos essa ESF, que ele não funcionaria, que era obra abandonada e etc. Recebemos os repasses, completamos o dinheiro que faltava e tocamos a obra. Que a comunidade faça bom uso! Ali é lugar de saúde e não de doença!”, destacou o prefeito Douglas Figueiredo.

Essa nova ESF faz parte do pacote de políticas públicas da atual Administração Municipal para fortalecer o acesso e atendimento da comunidade na rede de saúde pública municipal, a qual é de Atenção Básica.

“Com essa ESF inaugurada totalizamos nos últimos seis anos 5 novas ESF, além de todas as unidades de saúde da zona urbana, da Colônia Pulador e do Assentamento Monjolinho passaram por reforma e ampliação, sendo a maior parte dos recursos provenientes de verbas conquistadas pelo prefeito Douglas junto ao Governo Federal e de investimentos de recursos municipais. Avançamos muito em saúde! ”, disse o secretário Gáudio.

Fonte: Rosileny Ribeiro (Imprensa-Prefeitura)

Prefeito inaugura o maior posto de saúde de Anastácio