Prefeitura de Anastácio

Anastácio-MS - Sábado, 24 de Junho de 2017.

Prefeitura notícias

Empossados membros da comissão de monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação de Anastácio

Educação | 22/12/2016

Ontem, 21, na Prefeitura de Anastácio aconteceu a posse dos membros da Comissão Municipal de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação e à Equipe Técnica de Apoio do PME.

As metas e as estratégias do Plano Municipal de Educação de Anastácio/MS, estão alinhadas às do Plano Nacional de Educação e do Plano Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul, com vistas à melhoria do padrão de qualidade da educação

Considerando a necessidade de monitoramento, acompanhamento e de avaliação do cumprimento das metas e das estratégias do PME, o prefeito de Anastácio, Douglas Figueiredo, deu posse à referida comissão.

Nessa comissão há 28 pessoas que, voluntariamente, representam vários órgãos da administração, sociedade civil, entidades e instituições, e que se reuniram num exaustivo, minucioso e longo trabalho de identificar in loco as demandas de unidade de ensino da REME, promover debates com a comunidade, elaborar, analisar, revisar e, ao final, elencarem as 21 metas que compõem o brilhante e completo documento norteador para os próximos 10 anos de trabalho e investimentos na Rede Municipal de Educação.

“Eu, enquanto prefeito e cidadão, fico lisonjeado de ser em minha gestão o momento de estudos e elaboração desse Plano Municipal de Educação. Pois, pude acompanhar, dar autonomia para essa equipe toda e ainda conhecer em detalhes o quanto cada meta e estratégia é imprescindível para que a REME possa oferecer uma educação de qualidade aos alunos”, disse o prefeito.

Ainda se referindo as metas do PME, o prefeito e a secretária municipal de Educação fizeram um breve resumo do que já foi feito na REME, sobretudo, nos últimos 12 meses, quando a Administração Municipal lançou um pacote de meio milhão de reais em investimentos de infraestrutura e aquisição de materiais e equipamentos.

“Com o apoio do prefeito Douglas conseguimos realizar várias estratégias já propostas nesse PME, duas delas de tamanha relevância: a primeira, melhorar a infraestrutura das nossas escolas, inclusive, garantindo acessibilidade; a segunda, investir na compra de materiais, itens para as cozinhas, equipamentos mais modernos e brinquedotecas para uso dos professores e alunos”, elencou a secretária municipal de Educação, Tânia Mara.

A professora Drª Ana Lúcia Gomes da Silva, representante da UFMS na comissão – e que também integra a equipe de Aquidauana do PME -, parabenizou o prefeito, a equipe da SEMED e a comissão pela dedicação e atenção para com o PME.

“Há de se reconhecer que em Anastácio o PME conseguiu ser elaborado porque houve uma coordenação comprometida, na qual esteve à frente a Profª Ivone Nemer, e que a autonomia dada pelo prefeito e pela secretária de Educação à comissão foi imprescindível para que o trabalho fluísse com seriedade e empenho em todas as ações. Cabe, agora, a cada um de nós acompanhar esse PME, que para ser posto em prática depende muito mais da vontade da próxima gestão, do que dos membros dessa comissão”, disse a Profª Drª Ana Lúcia.

A professora Ivone Nemer, que coordenou todo o trabalho de estudo e elaboração do PME em Anastácio, explicou que os “próximos gestores, prefeito e secretário de educação, herdarão um Plano Municipal de Educação que reflete em detalhes a realidade da nossa REME e que traz metas e estratégias elaboradas de forma democrática. Esse PME foi construído por várias mãos e discutido com a comunidade”.

Ao final, o prefeito Douglas Figueiredo enfatizou “à essa comissão e equipe técnica, registro meu agradecimento e reconhecimento por tudo o que fizeram! Vocês nos orgulharam! Que a frente no monitoramento e acompanhamento técnico vocês, comissão e equipe, não deixem que o PME fique apenas no papel, mas que seja colocado em prática pelo bem dos nossos alunos! Parabéns pelo trabalho e, mais uma vez, muito obrigado pela parceria”.

 

COMPETÊNCIAS

À Comissão Municipal de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação de Anastácio compete: I - monitorar e avaliar anualmente os resultados da educação em âmbito municipal, com base em fontes de pesquisas oficiais: INEP, IBGE, PNADE, Censo Escolar, IDEB, entre outros; II - analisar e propor políticas públicas para assegurar a implementação das estratégias e o cumprimento das metas; e III - divulgar anualmente os resultados do monitoramento e das avaliações do cumprimento das metas e estratégias deste PME nos respectivos sítios institucionais da internet, nas instituições de ensino instaladas no município e em outros meios de divulgação que a Comissão Municipal de Monitoramento e Avaliação do PME – CMMA entender necessários.

Acesse e confira o PME na íntegra: http://anastacio.ms.gov.br/uploads/paginaavulsa/2016/05/anastacio-ms-pme-pdf.pdf.

 

COMPOSIÇÃO

O Decreto n° 353, de 24 de novembro de 2016, publicado e disponível na Edição n° 1733, do Diário Eletrônico do Município, no site da Prefeitura de Anastácio, elenca as entidades e seus representantes na Comissão de Monitoramento do PME, são eles:

I - Secretaria Municipal de Educação: a)Ana Paula de Lima Silva Regis; b)Ivone Nemer de Arruda; II - Secretaria de Estado de Educação:a)        Rosa Aparecida Ortega Benites; b)            Rosana Alves da Silva; III - Secretaria Municipal de Orçamento e Finanças: a)   Vanderlei Braga Paim; b)         Natalício Canhete; IV - Procuradoria Jurídica do Município: c)         Leopoldina Lima Tetsuya Lopez; d)Douglas Caldas de Oliveira Júnior; V - Comissão de Educação do Poder Legislativo: a)José Edson Barbosa de Morais; b)Valdeci Piffer; VI - Conselho Municipal de Educação: a)        Edna Aurora Lissoni; b)Maristela Barbosa; VII - Sindicato dos Trabalhadores em Educação - SIMTED de Anastácio: a)Jorge Alberto Pereira Barbosa; b)Dorvalino dos Reis Ferreira; VIII – representantes das Associações de Pais e Mestres – APM: a)        Allannea Carla D’Avila de Carvalho Garcia; b)Débora Lubas Machado; IX - Conselho Municipal do FUNDEB: a)  Juliana Lima da Silva; b)Marta Caldas Mathias; X - Conselho Tutelar de Anastácio: a)Maria Luiza Rivas Leite; b)Vilvânia Fialho Furtado; XI – representantes das Instituições de Ensino Superior: a)Ana Lúcia Gomes da Silva; b)Isabel Cristina Ratund; XII - representantes das Escolas Particulares: a)Cimara Fernandes de Oliveira Cabral; b)Fátima Aparecida Gonçalves; XIII- Sindicato dos Trabalhadores da Prefeitura de Anastácio – SITPAN: a)Aderci Flôres Leandro; b)Terezinha Maria Cardoso de Moura; XIV - representantes da APAE: a) Ana Fábia Damasceno Silva Brunet; b) Carmencilda Damasceno Silva Severo.


Fonte: Rosileny Ribeiro (Imprensa-Prefeitura)


Imprimir

Empossados membros da comissão de monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação de Anastácio