Anastácio-MS - Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017.

Saúde: arraiá nas ESF’s promove confraternização de pacientes

Saúde | 01/08/2016

Muito mais que tratar, prevenir, combater, a saúde de Anastácio também um trabalho social com a população anastaciana, especialmente com aqueles que precisam da saúde pública.

Prova de todo esse trabalho pode ser visto constantemente nas redes sociais, e especialmente in loco, nas Estratégias de Saúde da Família, nas ruas e nas casas de pacientes. Além do atendimento diário e rotineiro com consultas, aferição de pressão, as equipes reservam um dia da semana para visitas domiciliares no intuito de cuidar de acamados e pacientes com dificuldade de se dirigir até a ESF.

Pelas ruas da cidade podemos ver também pela manhã os pacientes, realizando caminhada, praticando diferentes atividades físicas, sempre devidamente acompanhados por profissionais capacitados.

E além de desempenharem suas funções, enfermeiras, médicos, técnicos em enfermagem, agentes comunitários de saúde, toda a equipe das ESF promovem reuniões no intuito de estreitar os laços de amizade entre pacientes e profissionais da Saúde.

Desde o mês passado, intercaladamente as ESFs de Anastácio tem promovido os tradicionais Arraiás. Devidamente decoradas, envolvendo pacientes, palestrantes e equipe, as festas juninas e julinas, promoveram o acolhimento, a amizade e um ambiente de comunhão.

Na última quinta-feira (28) pela manhã foi a vez da ESF Benta Vieira promover o Arraiá com foco no programa do combate ao tabagismo, na oportunidade palestrou a psicóloga Marlene Carlos, ressaltando a diminuição do índice de fumantes anastacianos.

Já no período vespertino os pacientes da ESF Arapongas degustaram de uma tarde especial, com vários pratos típicos, pescaria para animar e ainda orientações com a enfermeira Juliana e o secretário de saúde Gaudio Trindade.

“Esse time da saúde é campeão, sabem que precisamos ir além dos atendimentos, que precisamos prevenir e acolher com respeito, carinho e amor. Estou muito feliz! E o resultado pode ser visto no rosto de cada um dos nossos pacientes”, enfatizou o prefeito Douglas Figueiredo.

Fonte: Priscila Barbiéri

Saúde: arraiá nas ESF’s promove confraternização de pacientes