Anastácio-MS - Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017.

ESF Anastácio promove arraiá para pacientes idosos

Saúde | 18/07/2016

Quem disse que no posto de saúde não é lugar para semear alegria entre as pessoas? Com esse objetivo e também o de promover uma acolhida diferenciada aos pacientes, proporcionando um momento de lazer e integração social, a ESF Anastácio realizou o “Arraiá do Hiperdia”.

A festança aconteceu no período da tarde da última sexta-feira, 15, quando a equipe da ESF Anastácio recepcionou os idosos pacientes do programa Hiperdia, que é de orientação sobre cuidados com alimentação, diabetes e hipertensão.

Os pacientes participaram de aula de alongamento físico, ministradas pelo fisioterapeuta do NASF, Dr. Eduardo Conche, assistiram a palestra motivacional com a psicóloga e coordenadora do NASF, Marlene Carlos da Silva e, ainda, concorrem a vários prêmios.

Enfermeira e técnicos já na recepção ao arraiá, convidavam os pacientes para a aferição de pressão arterial e também realizarem os testes de glicemia.

“Procuramos proporcionar nas datas festivas, eventos que possam atrair os pacientes para a ESF e, então, promovermos rodas de conversa, uma proximidade maior do que só quando o paciente vem para a consulta. Essa aproximação entre o paciente e a equipe da ESF perto da sua casa é salutar para que possamos trabalhar na casa com aquele paciente e seus familiares as ações de educação em saúde e prevenção de doenças”, explicou o secretário municipal de Saúde, Gaudio Trindade.

A enfermeira-chefe, Adriana Nonato agradeceu a presença de todos e reforçou os horários de atendimento e serviços disponíveis na unidade de saúde, bem como, ressaltou o quanto é importante que os idosos permaneçam ativos nas atividades do programa Hiperdia, desde as caminhadas até as consultas de rotina.

“Em qualquer lugar que você vá e for bem tratado, ali você se sentirá bem. Então, na nossa ESF procuramos ter um atendimento acolhedor, para que o paciente possa se sentir respeitado e bem tratado e posso voltar sempre que for convidado a participar das atividades de orientação e prevenção de doenças, a exemplo do programa Hiperdia”, explicou a enfermeira Adriana Nonato.

Fonte: Rosileny Ribeiro / Fotos: Luis Carlos

ESF Anastácio promove arraiá para pacientes idosos