Anastácio-MS - Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017.

ESF Alfredo Garcia celebra Dia da Saúde do Homem com arraiá, palestra e exames preventivos

Saúde | 15/07/2016

Na manhã desta sexta-feira (15) aconteceu na ESF Alfredo Garcia, na vila Bem-te-vi, em Anastácio, uma importante ação alusiva ao Dia Nacional da Saúde do Homem e concomitante o “Arraiá do Hiperdia”, o grupo de pacientes que tratam da hipertensão e diabetes. Em clima de arraiá, com um ambiente bem alegre e decorado todos os pacientes foram recebidos pela equipe da ESF.

As atividades foram coordenadas pela enfermeira-chefe da unidade, Sandra Almeida que ministrou uma palestra aos pacientes sobre a prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis.

A todos os pacientes foram disponibilizados testes de sífilis, HIV, glicemia capilar e aferição de arterial. Além disso, a equipe ficou à disposição esclarecendo dúvidas sobre doenças que mais afetam os homens. Todos os pacientes também participaram de sessões de alongamento físico com o fisioterapeuta Eduardo Conche.

Dentre as autoridades presentes que estiveram recebendo os pacientes no Arraiá do Hiperdia estavam o prefeito Douglas Figueiredo, o secretário municipal de Saúde - Gaudio Trindade, o vereador João Macalé e a psicóloga e coordenadora do NASF, Marlene Carlos.

“Muito bacana saber que temos uma equipe eficiente e preocupada em cuidar da nossa população, inclusive, incentivando os homens a comparecerem na ESF para os exames de rotina. Em especial, hoje, nós homens, anastacianos, temos a oportunidade de realizar os testes que são feitos aqui mesmo na ESF e são importantíssimos. Recomendo aos homens que procurem as nossas ESF’s, não tenham receio, medo ou vergonha. Eu já fiz os exames e convido os homens da nossa cidade para também fazerem, cuidarem de sua saúde. Nossas equipes em qualquer uma das ESF’s estão preparadas para bem atendê-los”, destacou o prefeito Douglas.

Ao final da palestra, todos participaram de uma confraternização com os quitutes preparados pelos pacientes e pela equipe da ESF Alfredo Garcia.

“Festa maravilhosa! Agradeço a minha equipe pela parceria, aos nossos pacientes que atenderam ao convite e vieram participar desse encontro preparado com carinho para eles e, também, agradeço ao da equipe da Secretaria Municipal de Saúde e ao prefeito Douglas que esteve conosco, inclusive, dando uma palavra de incentivo aos pacientes para se cuidarem, prevenindo de doenças e praticando atividades físicas”, frisou a enfermeira Sandra Almeida.

MAIS ATIVIDADES

Hoje, 15, a partir das 16 horas também é dia de arraiá para os pacientes do centro da cidade. A equipe da ESF Anastácio está preparando tudo para essa tarde de orientações, palestras e confraternização entre os pacientes e a equipe da unidade. Estão todos convidados!

Fonte: Priscila Barbiéri / Fotos: Luis Carlos