Anastácio-MS - Terça-feira, 23 de Maio de 2017.

Secretaria de Obras executa serviço de recuperação em toda a estrada da Pedra Canga

Obras | 29/06/2016

A realidade da zona rural de Anastácio é a de uma natureza exuberante, com corixos, lagoas e inúmeras minas d’água que brotam nos mais distintos lugares, inclusive, às margens das estradas vicinais.

Pois é justamente esses minadouros, com litros e litros de água jorrando 24 horas por dia que abrem crateras e deixam o solo umedecido, causando os chamados “olhos de boi” e atoleiros nas estradas vicinais de Anastácio, dentre elas, a da Pedra Canga, na região do Km 21.

Na tentativa de eliminar os pontos de atoleiros e desviar o fluxo das águas das minas que cortam a estrada da Pedra Canga, o prefeito Douglas Figueiredo em reunião com o secretário Municipal de Obras, Manoel Luiz da Silva, organizaram uma equipe para uma grande frente de serviço de recuperação dessa estrada.

Assim, desde a última quinta-feira, 22, uma equipe da Secretaria de Obras de Anastácio está trabalhando intensivamente no serviço de recuperação de toda a extensão da Estrada Vicinal da Pedra Canga, desde a entrada na BR 419 até a porteira da Fazenda Pedra Santa, inclusive, essa estrada é linha do transporte do escolar.

São vários quilômetros de estrada e muitas horas de serviço. Patrolamento, cascalhamento, nivelamento e aterro em vários pontos da estrada estão em execução. O trabalho é minucioso e devido aos atoleiros e a umidade do solo, até uma máquina motoniveladora atolou, pois minas d'agua cortam vários trechos da estrada.

“Estamos tendo muito trabalho para fazer esse serviço de recuperação de toda a estrada da Pedra Canga. São vários metros de dreno e desvios do curso d’água das minas, tirando do meio da estrada para podermos ter condições de patrolar, cascalhar, colocar entulho e dar condições de tráfego para os carros, ônibus e caminhões de gado que transitam diariamente por ali”, detalhou o secretário Manoel Luiz.

Conforme informou o secretário de Obras, a Administração Municipal está contando com o importante apoio de vários fazendeiros da região da Pedra Canga, que tem aberto cercas para o acesso das maquinas que precisam escavar os drenos ou retirar cascalho para colocação na estrada. “Esse apoio que temos recebido é fundamental para o bom andamento do serviço”, afirmou o secretário.

“Quem conhece essa estrada nem vai reconhecer ao passar pela estrada e ver como ficaram os pontos onde haviam verdadeiras lagoas, onde carros, caminhões de gado e os ônibus do transporte do escolar ficavam atolados.  O serviço está em execução e acreditamos que até semana que vem terminamos toda essa estrada. Não temos como fazer todas as vicinais de uma vez só, por isso nos programamos”, explicou o prefeito Douglas Figueiredo.

Fonte: Rosileny Ribeiro / Foto: Luis Carlos da Silva