Anastácio-MS - Terça-feira, 22 de Agosto de 2017.

Concurso de Montaria e reativação de clube do laço agitam a Colônia Veredão

Cultura | 17/05/2016

1º lugar - Lucas MatosCom um regulamento bem específico e que foca a cultura pantaneira, no último domingo, 15, aconteceu mais uma edição do tradicional Concurso de Montaria de Anastácio.

O Concurso de Montaria é parte integrante da XXII Missa do Peão de Boiadeiro, que esse ano foi campal, na Colônia Veredão, em Anastácio. Conforme o regulamento, só poderiam participar do concurso, candidatos assistiram a missa.

As crianças deram um show a parte no concurso e conquistaram 2 dos cinco lugares na classificação e premiação. O pequeno Pedro da Rocha Miranda, conquistou o 5º lugar, recebendo 64 pontos dos jurados e faturando um laço de couro como prêmio.

A pequenina Rafaela de Arruda Silva fez 76 pontos e ficou com o terceiro lugar, ganhando um cochonilho grande.

Premiação dos 2º, 3º, 4º e 5º colocados

O quarto lugar foi para Ivan José da Silva, jovem cavaleiro que marcou 73 pontos e ganhou uma calça de couro. Em segundo lugar ficou o cavaleiro Luiz Fernando de Oliveira, que fez 81 pontos e ganhou uma traia de cabeça completa.

Já o grande campeão foi o jovem cavaleiro Lucas Matos da Silva, com 90 pontos e que ganhou um arelho novo para o cavalo.

Para entregar a premiação aos vencedores esteve presente o prefeito Douglas Figueiredo, vice-prefeito Laércio Valério, vereadores Gilberto China, Maria Vital e José Edson Barbosa e convidados, dentre eles, o Patrão do Clube do Laço Pantaneiro, Eduardo Trindade.

“A prefeitura colabora na realização da missa e do concurso, pois são eventos que valorizam o homem do campo, o agro pastoreio e ajuda a resgatar aspectos da cultura sul-mato-grossense, além de ser um momento de homenagear os peões de boiadeiro”, explicou o prefeito Douglas Figueiredo.

Os critérios avaliados pela comissão de jurados foi a originalidade do cavaleiro, adestramento da montaria e desenvoltura na apresentação, já que todos os candidatos desfilam para o público.

Anderson & Marcelo animaram o público.O baile caarapé após o concurso foi ao som da dupla anastaciana que está fazendo sucesso em todo o MS e que são revelação do sertanejo universitário: Anderson & Marcelo.

CLUBE DO LAÇO SANTA MÔNICA

Ao final do Concurso de Montaria, o prefeito Douglas Figueiredo anunciou apoio da prefeitura para a reativação do Clube do Laço Santa Mônica, de Anastácio, cuja sede fica na Colônia Veredão.

Adriano falou em nome do clube.A diretoria do Clube do Laço Santa Mônica esteve presente e comemorou com a comunidade a boa notícia. Dentre os presentes estavam o Patrão do Clube do Laço Santa Mônica, Ronei Batista, capataz Sr. Manoel, solta capataz Sr. Pedro, Peão Efetivo Sr. Neno, Peão Orador Sr. Adriano e os tesoureiros Sr. Titi e Srª Ilda.

“Sozinhos a gente não conseguiria reerguer o clube. Esse apoio do prefeito através da prefeitura vai trazer de volta a auto estima para os peões e laçadores da região que amam o laço comprido, um esporte que é cultural e muito prestigiado. Vamos com esse apoio poder voltar a sediar grandes eventos”, disse o Peão Orador do Clube, Adriano Oliveira.

A expectativa é de que já no segundo semestre o Clube do Laço Santa Mônica realize o primeiro evento nesse processo de reativação. "As festas de laço trazem renda para nossa colônia, movimenta a economia de muitas famílias que trabalham nas festas. Temos muita saudades dos bons bailes e laçadas que sediamos. Agora, temos apoio e vamos voltar a fazer as festas", contou o patrão Ronei Batista.

Outros integrantes dos clubes de laço de Aquidauana que estavam prestigiando a XXII Missão do Peão de Boiadoeiro e que participaram da cavalgada também comemoraram a notícia de reativação do clube anastaciano. "É mais um local para promoção e divulgação do laço comprido. Parabéns ao prefeito pela atitude!", disse o patrão do Clube do Laço Pantaneiro, Eduardo Trindade.

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS

Fonte: Rosileny Ribeiro / Foto: Luis Carlos da Silva