Anastácio-MS - Terça-feira, 23 de Maio de 2017.

Cavalgada e missa campal marcam o domingo de comemorações na Colônia Veredão

Cultura | 16/05/2016

Cavaleiros passando pela Ponte do Rio Taquarussú.“A fé move montanhas”, assim muitos resumem a passagem bíblica de Marcos 11:22-23. No último domingo, 15, desde o começo da manhã a fé moveu homens, mulheres, idosos e crianças, numa grande cavalgada, de 13 quilômetros por uma estrada de terra, em meio ao cerrado pantaneiro na zona rural de Anastácio.

A cavalgada foi um ato de fé, trecho a trecho percorrido, cavaleiros e amazonas juntavam-se a comitiva e de repente, o que se via eram dezenas de pessoas sorridentes guiando seus cavalos e seguindo a imagem de Nossa Senhora de Lourdes que ia segura pelas mãos do Padre Ervane Benedito, pároco de Anastácio.

Dentre os 80 participantes da cavalgada, estavam o prefeito de Anastácio, Douglas Figueiredo, a primeira-dama Cynthia Anastácio, os vereadores José Edson Barbosa e a Maria Vital. A cavalgada e a missa campal compõem o calendário oficial da programação dos 51 anos de Anastácio.

A cavalgada, que promoveu os costumes pantaneiros, durou pouco mais de duas horas, teve início na Chácara do Barbosa na MS 170 e findou na Escola Municipal Rural Manoel Valério, na Colônia Veredão, onde outros cavaleiros aguardavam junto com os moradores da colônia e convidados para a XXII Missa do Peão de Boiadeiro.

“A missa e a cavalgada são tradicionais, muitos anos sendo realizadas na cidade. Mas desde o ano passado ouvimos várias pessoas sugerindo para que a missa pudesse ser campal, afinal de contas é um momento que os peões das fazendas reúnem suas famílias para louvar e agradecer a Deus e muitos queriam vivenciar isso perto de suas casas, passando por frente das fazendas e chácaras onde trabalham e ganham seu sustento”, contou o prefeito.

Assim, a Administração Municipal via Secretaria Municipal de Cultura em conjunto com a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes organizaram a missa campal, readequando a cavalgada [que antes era só nas ruas da cidade] para a zona rural, o que valorizou ainda mais a cultura pantaneira presente na cidade. Ambulância com enfermeira, carro de som e carros de apoio com água foram disponibilizados para suporte na cavalgada e missa campal.

A XXII Missa do Peão integra há anos o calendário de eventos do aniversário da cidade e no último domingo, 15, aconteceu na quadra coberta da escola Manoel Valério, conduzida pelo Pe. Ervane e contou com músicos da paróquia. Os cavaleiros receberam a eucaristia e os cavalos uma unção. “Agradeço o apoio da Prefeitura ao evento. Essa missa campal foi uma oportunidade especial para a paróquia”, disse o padre.

“Foi emocionante! Cultura pantaneira sendo prestigiada e se misturando a fé. A missa campal aconteceu também como um momento de ação de graças pelo aniversário de Anastácio e pelas conquistas de toda a comunidade, em especial, da Colônia Veredão, onde após a missa inauguramos a reforma e ampliação do ESF e das salas de aula da escola”, frisou o prefeito Douglas Figueiredo.

A primeira-dama Cynthia reiterou que o evento reuniu famílias inteiras, várias gerações unidas num grande ato de fé. “Comemoramos a entrega de obras para comunidade, investimentos para melhorar a qualidade de vida dos moradores da colônia, mas também nos unimos numa só fé para agradecer a Deus por nossa cidade que completou 51 anos de desenvolvimento”, finalizou.

Nessa edição da cavalgada e missa do peão, o evento contou com a participação de cavaleiros e amazonas dos clubes de laço de Aquidauana e Anastácio, dentre eles, ACEAQUI – Clube do Laço Pantaneiro, Chácara Taboca e Clube do Laço Santa Mônica.

Para repor as energias, ao final da cavalgada e da missa campal todos participaram de um suculento churrasco, no estilo pantaneiro, carne assada no buraco e com espetos de madeira.

Clique e confira mais fotos.

Fonte: Texto e fotos: Rosileny Ribeiro

Cavalgada e missa campal marcam o domingo de comemorações na Colônia Veredão