Anastácio-MS - Quarta-feira, 28 de Junho de 2017.

Festa da Farinha bate recorde de público com novo local, muito forró e sertanejo em Anastácio

Cultura | 10/05/2016

Caju e Castanha no palcoMais de 40 mil pessoas prestigiaram as duas noites da maior festa da agricultura familiar de Mato Grosso do Sul, a 11ª Festa da Farinha de Anastácio, que se mantém tradicionalmente sendo evento gratuito e feito para todas as faixas etárias.

A festa gerou muita expectativa em toda a cidade, pois depois vários anos sendo realizada na Rua Porto Geral, esse ano ganhou novo local: a Praça de Eventos de Arandú.

Mais de 600 jogos de mesas e cadeiras foram disponibilizados na praça de alimentaçãoCríticos de plantão diziam que o local não comportaria tamanha estrutura e público e que era uma estratégia para dar fim ao evento que tem como meta promover a cultura nordestina. Mas ao final das duas noites, 06 e 07 de maio, o evento foi considerado “um sucesso”, ganhando muitos elogios nas redes sociais e, ainda, bateu o recorde de público nas duas noites.

Desde as 18 horas da sexta-feira, momentos antes da abertura oficial programada para as 20h, centenas de pessoas já transitavam pelo circuito da festa, comprando na praça de alimentação, nas tendas de artesanato, visitando a Casa e Museu da Farinha e o parque infantil.

A praça de alimentação é atração principal da festa.A festa que é realizada exclusivamente pela Prefeitura de Anastácio e teve o apoio do JBS, contou com uma mega estrutura de palco, praça de alimentação, seguranças particulares contratados pela Prefeitura para o evento e o apoio da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros nas duas noites.

Dentre as autoridades que prestigiaram o evento e que foram recepcionadas pelo prefeito Douglas Figueiredo e pela primeira-dama Cynthia Anastácio, destacam-se o deputado federal Eliseu Dionízio (PSDB), o deputado estadual Felipe Orro (PSDB) e o ex-governador André Puccinelli (PMDB).

Banda do CTN de Anastácio

“Estou muito feliz! Tudo o que planejamos com muito cuidado e dedicação deu certo! Essa festa entra para a história como a maior que já realizada em Anastácio”, disse o prefeito anfitrião.

No palco, ao fazer uso da palavra, o prefeito agradeceu “a multidão de famílias que estavam prestigiando a festa, aos servidores da prefeitura que se dedicaram ao evento, à empresa NR Publicidade pela estrutura aprovada por todos.

“É claro que agradeço especialmente aos produtores da agricultura familiar que não mediram esforços e prepararam-se para atender a multidão, não deixando faltar comida e bebida e, sobretudo, a alegria na nossa Festa da Farinha”, disse entusiasmado o prefeito de Anastácio.

Anderson & Marcelo no palco da festa.PROGRAMAÇÃO – O forró misturou-se ao som do sertanejo e as rimas nordestinas aos versos das canções apaixonadas dos violeiros. E essa mistura conquistou o público do começo ao fim das apresentações musicais no palco principal do evento.

A organização com base nos dados da equipe de segurança e da praça de alimentação estima que mais 20 mil pessoas passaram em cada uma das noites no evento, que teve além dos shows nacionais, os cantores loc, dentre eles:  Forró Terra Pantaneira, Grupo de dança Anastadance, CTN Anastácio, Marco & Casanova, Anderson & Marcelo, Fernando & Michel e Rayck & Ruan.

Show de Matheus & Kauan, na sexta.No dia 06 de maio, sexta-feira, o público cantou e dançou ao som da dupla que é sucesso no Brasil todo e revelação do sertanejo universitário, Matheus & Kauan. Os repentistas Peneira & Sonhador também fizeram sucesso no meio do público, com seus pandeiros e versos ritmados.

Guilherme & Santiago também ganharam a saborosa farinha de mandioca, ícone da festa.No dia 07 de maio, sábado, Caju & Castanha arrancaram gargalhadas num grande show de embolada nordestina com muita rima e humor, inclusive, apresentaram uma canção em homenagem aos 51 anos de Anastácio.

Autoridades em visitação ao saco gigante de farinha. Ainda no sábado, a dupla Guilherme & Santiago comandou a festa, tocando e cantando grandes sucessos que marcaram gerações e fizeram o público se emocionar e cantar em coro canções famosas da dupla.

O descerramento do maior saco de farinha do mundo, esse ano com mais de 4 toneladas, aconteceu na sexta e contou com a presença de diversas autoridades.

FOTOS: Luis Carlos da Silva, Arumi Figueiredo e Bruno Jorge

Fonte: Rosileny Ribeiro (Imprensa-Prefeitura)