Anastácio-MS - Quarta-feira, 28 de Junho de 2017.

Anastácio 51 anos: Cônsul do Paraguai visita memorial em Anastácio e museu do 9º BE Cmb

Cultura | 10/05/2016

Integrando a programação oficial dos 51 anos do município de Anastácio, o cônsul do Paraguai no Brasil, Angel Adrián Gill Lesme acompanhado de sua comitiva esteve em Anastácio e Aquidauana no último dia 30 de abril.

O vice-prefeito de Anastácio, Laércio Valério, os secretários municipais José Pedro Frazão (Cultura) e Ernandes Peixoto (Gestão), o coronel José Didedorot - comandante do 9° BECmb, o Prof. Dr. Paulo Esselin, da UFMS e o senhor Pastor Alvarenga, sócio-fundador da ARPA de Aquidauana recepcionaram o cônsul, que começou a sua visita conhecendo as instalações do  9º Batalhão de Engenharia de Combate - Batalhão Carlos Camisão, em Aquidauana.

Nas dependências do exército, a visita concentrou-se no Museu Marechal José Machado Lopes, local que guarda diversos objetos e documentos que comprovam e relembram a vitoriosa participação dos militares do batalhão de Aquidauana na Segunda Guerra Mundial.

Após a visita ao museu no 9° BE Cmb, a comitiva seguiu para Anastácio, onde visitaram o Memorial de Porto Canuto, na Fazenda Tabopoã, próxima à base da Polícia Militar Ambiental, na BR 262. Esse memorial, remete aos anos de 1867, é mantido e zelado pelo Exército como parte importante da história, pois trata-se do local exato de chegada dos heróis da Retirada da Laguna, em meados da Guerra do Paraguai.

O vice-prefeito Laércio Valério agradeceu ao cônsul pela visita e disse que o município de Anastácio está à disposição. "Sem dúvidas, essa visita do cônsul Angel Lesme é uma grande passo fortalecimento das relações entre o Brasil e o Paraguai, além de trazer maior visibilidade para esse episódio histórico que aconteceu em terras anastacianas e que muitos não conhecem, que é a Retirada da Laguna", contou o vice-prefeito.

CONFIRA MAIS FOTOS DA VISITA

Fonte: Rosileny Ribeiro / Fotos: Luis Carlos da Silva