Anastácio-MS - Terça-feira, 23 de Maio de 2017.

Secretaria de Gestão capacita servidores de Anastácio sobre utilização do SICONV

Gestão Estratégica e Desenvolvimento Econômico | 26/08/2014

A Prefeitura de Anastácio por meio da Secretaria Municipal de Gestão Estratégica e Desenvolvimento Econômico realizou a primeira edição da capacitação aos seus servidores sobre Execução e Prestação de Contas Convenentes no Contexto do SICONV – Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasses, do Governo Federal.

A capacitação aconteceu no Paço Municipal de 18 a 21 de agosto e foi ministrada pelo secretário municipal de Gestão Estratégica – Ernandes Peixoto de Miranda, que possui vasta experiência na utilização do SICONV.

Vale lembrar que, o Governo Federal disponibiliza recursos em várias áreas, mediante convênios. Mas para se capacitarem a obter essas verbas, os municípios brasileiros tem necessidade de apresentar projetos detalhados via SICONV. Se não forem cumpridas todas as etapas no SICONV, os municípios acabam ficando restritos em alguma etapa e sujeitos a perderem os recursos.

“Eis a importância de capacitar não só os funcionários envolvidos com a sistemática de convênios, mas também os próprios secretários. Essa tem sido uma preocupação constante do prefeito Douglas Figueiredo, de que precisamos ter secretários e servidores capazes de operacionalizar o SICONV com destreza e eficiência, pois, isso trará resultados positivos para o Município”, frisou o secretário Ernandes Peixoto.

Ernandes Peixoto explicou que a temática da capacitação é esclarecer dúvidas dos servidores que já são familiarizados com o sistema e trabalhar a eficiência na inserção das informações referentes a execução de convênios e contratos de repasses das transferências voluntárias da União para o Município no SICONV.

“A tecnologia evolui e as plataformas dos sistemas governamentais acompanham essa evolução. Assim, é necessário nos atualizarmos para executar a alimentação do sistema com a maior eficiência possível. Por esse motivo, estamos capacitando os servidores municipais acerca da inserção das informações no SICONV.

Participaram do curso servidores municipais das secretarias de Orçamento e Finanças, Administração, Desenvolvimento Urbano, Apoio ao Gabinete, Departamento de Licitações e Contratos e Procuradoria Jurídica.

A professora Eliane de Araújo, do Departamento de Apoio ao Gabinete do prefeito - e que esteve participando do curso de capacitação -, pontuou que o curso foi oportuno para que todos os participantes tivessem ciência da necessidade de observar cada detalhe do sistema SICONV e esclarecessem as dúvidas que surgem na alimentação do sistema.

Fonte: Rosileny Ribeiro (Imprensa-Prefeitura) / Fotos: Luis Carlos da Silva