Prefeitura de Anastácio-MS

Anastácio, MS - Sexta-feira, 31 de Outubro de 2014.

Missa do peão emociona fiéis em Anastácio

Cultura | 07/05/2013

Na manhã do último domingo, 05 de maio, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Anastácio, sediou a XIX Missa do Peão de Boiadeiro, com a participação de dezenas de cavaleiros, entre peões e amazonas, centenas de convidados e fiéis, grupo musical da comunidade católica e cantores pratas da casa.

A XIX Missa do Peão Boiadeiro emocionou a multidão de fiéis católicos e simpatizantes que foram prestigiar este tradicional evento da cultura sacra anastaciana. O pároco Willian Escobar celebrou a missa, que todos os anos é muito prestigiada pela comunidade e pelas autoridades.

Iniciando a cerimônia, os cavaleiros se reuniram para juntos encaminharem a imagem de Nossa Senhora Aparecida até o altar da cerimônia, prosseguindo com uma oração de ações de graças pela vida dos mesmos e pelo aniversário da cidade.

Essa missa, em especial, é temática e celebrada numa linguagem apropriada ao homem do campo, seguindo o estilo pantaneiro, com trajes típicos, louvores de agradecimento e som de berrantes.

A missa do peão é uma iniciativa da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes em parceria com a Prefeitura de Anastácio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Ao final da celebração aconteceram vários sorteios de prêmios, como objetos da lida no campo: arreios, berrantes, freios, roupas de couro, capas de chuva, laços, pelegos, cintos e fivelas.

Na oportunidade, o prefeito de Anastácio agradeceu o apoio e participação da comunidade católica, em especial, dos cavaleiros, muitos vindos de fazendas e chácaras distantes e que não medem esforços para prestigiar a celebração.

“Este é um momento valoroso, juntos agradecemos a Deus pelas bênçãos ministradas sobre a nossa cidade, a nossa gente e rogamos a Ele que nos ajude a continuar Administrando esta cidade com amor, esperança, sabedoria e força”, disse o prefeito.

Após a celebração todos os presentes participaram de um almoço de confraternização que contou também com a presença do prefeito Douglas Figueiredo, da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Cynthia Anastácio, do vice-prefeito Laércio Valério, dos vereadores Manoel Luiz da Silva, Murilo Valério, José Edson Barbosa, Maria Vital e Igor Cambucá, dos secretários municipais Ernandes Peixoto de Miranda (Administração), Severina Valério (Educação) e José Edson dos Santos (Cultura) e do gerente de Tesouraria, Diorge Amarilha.

CLIQUE E VEJA AS FOTOS

Fotos: Luis Carlos da Silva